sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rio de Janeiro a Cidade Maravilhosa, onde os turista encontra uma mistura tão irresistível de encantos naturais, riqueza cultural e hospitalidade.

 
A paisagem do litoral do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo e reconhecido pela Unesco, recentemente, como Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana. A candidatura, apresentada em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está sendo realizada em São Petersburgo, na Rússia.
A conquista do título reflete a harmonia das intervenções urbanas com a paisagem natural da cidade, que gerou cartões-postais famosos pelo mundo inteiro, e a interação dos cariocas com a natureza a vitória foi merecida.A cidade que é um orgulho para seu povo e uma paixão para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, o reconhecimento oficial de seu carinhoso apelido de Cidade Maravilhosa.
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade localizada em área urbana a receber esse título da Unesco,geralmente concedido a regiões rurais, sistemas agrícolas tradicionais e jardins históricos.Os locais valorizados com o título receberão ações de preservação de sua paisagem cultural, entre eles o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico.Embora a cidade tenha se tornado uma das maiores áreas urbanas do mundo, cresceu em volta de uma grande mancha verde, que responde pelo nome de Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, que continua mantendo valiosos remanescentes de seus ecossistemas originais, mesmo tendo sido replantada no século XIX. Foi o primeiro exemplo de reflorestamento com espécies nativas. A interferência do homem trouxe ainda mais natureza para a cidade com a construção de parques, praças e jardins.Aos poucos os ecossistemas foram sendo protegidos pela legislação ambiental e uma grande quantidade de parques, reservas e área de proteção ambiental foram sendo criados para garantir sua conservação.São poucas, pequenas e costeiras. A maior delas, a de Jacarepaguá, tem cerca de 11km² de área, conhecida também por Camorim e Tijuca. A de Marapendi tem 3.765m² de superfície e está separada da anterior pela restinga de Jacarepaguá e do oceano pela restinga de Itapeba. Além dessa, encontra-se na Baixada de Jacarepaguá a Lagoinha, com cerca 172m².